quarta-feira, 3 de abril de 2013

Teoria M, conhecida como Teoria das Cordas !

No episódio The Einstein Approximation [ A Aproximação Einsteniana ] (3ª temporada, episódio 14), Sheldon sai á procura de emprego e, quado pergurtam qual foi seu último trabalho, ele explica que era "um físico teórico sênior na Caltech, com foco na teoria-M, ou em termos leigos, na teoria das cordas"
A Dra. Patricia Schwarz, que recebeu seu PhD em física na Caltech, simplifica a definição da teoria das cordas para aqueles que não possuem formação científica. Em seu site (superstringtheory.com), ela começa sua explicação assim :

"Pense na corda de um violão que foi afinada ao ser aplicada tensão ao longo do corpo do violão. Dependendo de como a corda é tocada e do quanto ela foi tencionada, diferentes notas musicais serão criadas pela corda. Pode-se dizer que essas notas musicais são modos de excitação da corda sob tensão.
De maneira semelhante, na teoria das cordas as partículas elementares que observamos nos aceleradores de partículas podem ser consideradas como as notas musicais ou modos de excitação das cordas elementares."

Para outra explicação da teoria-M mais profunda, leia o livro String Theory for Dummies, de Andrew Zimmerman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário